China: Conseguindo o visto de visitante para a China

Viajar para a China nunca esteve nos planos oficiais de viagem, até que um artigo aceito em um congresso em Pequim mudaria tudo. Do momento da aprovação até o dia da viagem eu teria poucos dias para conseguir o visto, mas eu não imaginei que o processo seria tão rápido e fácil.

Quanto tempo demora para conseguir um visto chinês

Minha primeira preocupação seria o tempo. Meu passaporte teria de ir de Recife para Brasília via Correios e retornar e poucos dias, pois eu tinha a viagem da Europa já programada e caso o passaporte não chegasse a tempo, teria de perder tudo. Nota: O serviço mais rápido que eu já vi, em exatamente 1 semana meu passaporte foi e voltou com o visto.

O que você precisa saber sobre tirar o visto chinês

O visto é concedido por entrada com um limite de tempo de 3 meses que você pode entrar no país. O meu por exemplo foi emitido em 1 de setembro, e eu deveria entrar na China até 1 de dezembro, caso contrário o visto não seria mais válido.

Os documentos que você precisa para tirar o visto são:

  1. Formulário de solicitação de visto preenchido.
  2. Reserva de voo para a China: Sim, diferentemente de muitos países onde você consegue o visto e somente depois compra a passagem, para a China você precisa enviar a reserva do seu voo junto com os documentos para conseguir o visto.
  3. Ter reserva de hotel: A sua reserva já deve ter sido realizada e deve ser enviada com documento. No meu caso, utilizei uma reserva feita no Booking.
  4. Planejamento da viagem: Para cada dia que você for ficar na China, deve indicar em que cidade irá ficar.
  5. Comprovante de trabalho e de recursos financeiros: Você deve enviar algum documento que comprove que tem meios para viajar. Pode ser alguma declaração do trabalho ou um extrato da sua conta.
  6. Foto 3×4
  7. Passaporte brasileiro válido por no mínimo 6 meses e com página em branco para o visto.

Esses documentos devem ser enviados para a embaixada responsável pela sua região. Pernambuco, junto com todo o Nordeste (exceto Bahia) e o Norte devem enviar os documentos para Brasília. Os estados do Sul ficam com a de São Paulo. Minas Gerais, Espirito Santo e Bahia, com a do Rio de Janeiro. Você pode ver os endereços na página oficial.

Taxa de Pagamento de Visto Chinês

Depois que você enviar os seus documentos você deve esperar 48 horas e entrar em contato com a embaixada para qual os seus documentos foram enviados. Eles vão confirmar o recebimento e autorizar o pagamento da taxa de visto e de envio do passaporte de volta. Nota: Você não deverá pagar a taxa de visto com antecedência, somente após o contato e a autorização via telefone ou email. Mas não aguarde o contato, você mesmo deve procurar a embaixada após 48 horas de envio. Eles então te darão as informações de depósito e o valor total das taxas para que o depósito seja feito. Nota: Só são aceitos depósitos direto no Caixa em uma agência do HSBC. Transferências e depósitos online não são aceitos. No meu caso o total pago foi de R$ 125,00 (visto + taxa de envio).

Depois disso é só aguardar alguns poucos dias e o seu passaporte deve retornar com o visto de visitante para a China. O processo é rápido, simples, fácil, você não precisa pagar para nenhuma agência realizar isso por você. Eu garanto. Posso dizer que este foi o procedimento menos burocrático que já enfrentei na vida.

Todas as informações sobre outros tipos de vistos podem ser acessadas na página oficial e você também pode ligar diretamente para uma das embaixadas para obter informações. Eles são muito pacientes e educados para tirar qualquer dúvida.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s